As tendências de marketing digital em 2022 - Dicas digitais
Close

Blog

As tendências de marketing digital em 2022

As tendências de marketing digital em 2022

  • O ano dos vídeos curtos

O Tiktok bombou ano passado na quarentena, a tendência é só aumentar o consumo de conteúdo através dos vídeos curtos. O próprio Instagram dá prioridade ao algoritmo do Reels para incentivar as pessoas a postarem com mais frequência. Qualquer conta pode ter milhares de visualizações e curtidas mesmo tendo poucos seguidores.

Conteúdo em comunidades fechadas

O mercado de produção de conteúdo está começando a ficar saturado por causa da quantidade de informação gratuita que são compartilhadas por pessoas que muitas vezes nem entendem tanto do assunto, então os profissionais que vendem conteúdo em comunidades fechadas estão preparados para o ano que vêm. Alguns criadores estão começando a ter contas privadas para compartilhar conteúdo apenas para alunos/assinantes.

Início da saturação dos lançamentos digitais

No mercado americano, as pessoas estão saturando das lives e webinar e estão comprando mais pelos anúncios em perpétuo. Ano que vêm será melhor vender produtos de big ticket como mentorias e consultorias, pois a maioria das pessoas que compram os cursos acabam não assistindo por causa do cansaço mental da quantidade de informações que recebem todos os dias.

Maior controle dos dados

A Lei Geral de Proteção de dados já entrou em vigor aqui no Brasil, então será bem mais difícil coletar cookies de navegação para usar em campanhas de remarketing. Por isso, recomendo que você construa uma lista de e-mails para se relacionar mais com os seus clientes por lá e assim consiga continuar vendendo.

Tráfego pago mais caro

O tráfego pago ficará mais caro, porque está se tornando muito mais difícil vender sem anúncios. Se antes um clique custava 1 real, agora ele chega a custar 6 reais. A Apple já está restringindo algumas informações dos usuários, também existem alguns rumores de que a Apple poderá criar a sua própria plataforma de anúncios para competir com o Google e o Facebook.

Live shopping

As vendas por live será uma grande tendência para o próximo ano, pois assim você consegue se conectar mais com a sua audiência e ter um pitch de vendas muito maior. Invista bastante nas lives para humanizar o seu trabalho, manter um relacionamento com o seu público e conquistar mais clientes.

Força das collabs

As collabs vem com força total.

O Instagram já criou essa ferramenta para facilitar as collabs entre criadores de conteúdo, é ótimo para trabalhar com criadores que você se identifica e que são seus amigos, assim os dois alcançarão uma audiência maior e compartilharão conteúdo para os dois públicos assim como acontece nas lives.

As marcas também poderão usar para se aproximar do seu público através de conteúdos criados por influencers, isso torna a marca mais humana e acessível aos olhos dos consumidores.

Monetização das plataformas

O Instagram anunciou que investirá mais de 1 bilhão de dólares nos criadores de conteúdo do projeto “Reels Summer bônus”, o criador de conteúdo pode receber até 500 dólares a cada 200 mil visualizações.

YouTube Shorts e Tiktok também não querem ficar de lado e anunciaram a monetização nas plataformas. As plataformas vão investir cerca 200 milhões de dólares ao longo de 2022 para incentivar os usuários a publicarem vídeos na rede social deles.

Saúde mental

A saúde mental será uma prioridade ainda maior nesse ritmo frenético de crescimento na internet. As pessoas entenderão mais os objetivos do Slow Content, é uma definição para os criadores de conteúdo que se sentem sufocados pela quantidade de informação que precisa acompanhar no mundo online e também preza pela qualidade do conteúdo sem precisar correr contra o tempo.

Ensaio do Metaverso

O Metaverso já está dando os primeiros sinais do seu desenvolvimento. Já existe o primeiro YouTuber do Metaverso e também o primeiro avatar de uma celebridade da apresentadora Sabrina Sato com o objetivo de auxilia-la nos trabalhos da vida real.

Como o Metaverso é um assunto novo e poucas pessoas tem acesso a esse universo, então muito conteúdo será compartilhado sobre isso para alimentar a curiosidade das pessoas ou até mesmo abrir discussões de como esse universo pode impactar a nossa vida.

Profissionais mais conectados

Se no começo do 2021 já falávamos que era essencial trazer o seu negócio para o mundo online, agora será quase que uma obrigação para ter mais resultados.

Infelizmente, todos terão que criar mais conteúdo para conquistar mais pessoas e manter o engajamento alto nas redes sociais, então depois você pode direcionar as pessoas que tem interesse em comprar o seu conteúdo para comunidades privadas como expliquei anteriormente.

Saturação de dancinhas e dublagens

A tendência dos vídeos curtos vai continuar, porém o público ficará saturado de dancinhas e dublagens por não serem conteúdo útil que possa solucionar problemas do cotidiano, além de que ninguém vai conseguir segurar seguidores apenas com isso.

Se quiser saber mais sobre as tendências do marketing para 2022, então assista ao vídeo abaixo e também nos acompanhe no YouTube.

Rapha Falcão

Dicas Digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *