Gerenciamento de marca: como se posicionar de forma efetiva no mercado digital - Dicas digitais
Close

Blog

Gerenciamento de marca: como se posicionar de forma efetiva no mercado digital

Gerenciamento de marca: como se posicionar de forma efetiva no mercado digital

Você está se vendendo o tempo todo. A forma que você se veste, se comunica, se  relaciona. Tudo isso é posicionamento. E posicionamento e marca estão intimamente  ligados para a construção de uma comunidade digital de sucesso.  

Os meios de comunicação estão sempre avançando na internet e os usuários  estão desenvolvendo novos comportamentos e opiniões sobre as marcas, por  isso os negócios online e influenciadores devem estar sempre se aprimorando  de acordo com as novas tecnologias e tendências do marketing para construir  um posicionamento adequado na internet.  

É fato que toda empresa precisa ter a sua missão, visão e valores como uma  maneira de se apresentar ao público, para construir um posicionamento sólido,  mas muitas pessoas atrelam essas questões a grandes empresas, quando na  verdade todo pequeno negócio e pessoa que lida com a internet deveria ter  bem definido. Afinal, é preciso definir em quais canais estão o seu público e  que essas pessoas estão procurando.  

Por causa desse questionamento que surgiu a necessidade de unir o marketing  com as novas tecnologias, pois assim podemos usar a identidade de um  negócio digital como base para estruturar as melhores estratégias para  conquistar mais clientes online, definir um posicionamento e construir  comunidades no digital.  

O que é o posicionamento de marca?  

É a forma como a audiência enxerga uma empresa ou até mesmo uma pessoa,  tudo que envolve a imagem, a forma de se comunicar e de se relacionar com  esses usuários. Sua principal função é criar conexões entre a marca e os  clientes/seguidores, assim tendo um diferencial perante a concorrência.  

A verdade é que as pessoas se conectam com outras pessoas. Quando você  possui um posicionamento e cria uma comunidade, o engajamento será maior  e como consequência você irá vender mais no mercado digital.  

Como posso posicionar o meu negócio na internet?  

Primeiro, tenha em mente qual é o seu tipo de negócio, saiba quem é o seu  público alvo, qual é a sua missão, visão e valores. Uma empresa ou  profissional digital que não sabe tudo sobre si mesmo não passa credibilidade  para os outros. A dica aqui é fazer a matriz SWOT, defina suas forças e  fraquezas no ambiente interno do seu negócio e ameaças e oportunidades no  ambiente externo.  

Segundo, saiba que não é um trabalho rápido, as estratégias vão trazer  resultados a longo prazo e isso também te ajuda a consolidar a sua imagem,  pois ter um bom posicionamento no mercado requer tempo e paciência. 

A consistência é a chave para que a audiência lembre de você, porque quem  não é visto, não é lembrado. Hoje em dia, a informação chega muito rápido e  desaparece mais rápido ainda, então a sua marca precisa ser constante. Você  precisa ser o “Top of Mind” na cabeça do seu cliente. Vou te passar um  exemplo: Quando eu falo de palha de aço, qual marca você se lembra?  

Provavelmente, você pensou na “Bombril”. No meu posicionamento, quando  alguém fala em “Marketing Digital”, o Dicas Digitais precisa ser a primeira  lembrança de alguma marca que o cliente tenha na cabeça.  

A pergunta que te faço é: Você é “Top of Mind” na cabeça do seu cliente?  

Qual é a importância do posicionamento de marca no meu  negócio? 

Assim que a marca começa a trabalhar o seu posicionamento nas redes  sociais, ela passa a construir um propósito e ter uma personalidade própria,  fazendo com que os seus clientes se identifiquem com ela.  

Um estudo muito interessante é o do arquétipo da marca. O arquétipo é um  conjunto de padrões que cria traços de personalidade, visão e valores para  uma marca. Por exemplo, o arquétipo da famosa marca de motos “Harley  Davidson’ é o Fora da Lei, pois preza pela rebeldia, liberdade, entre outros  tópicos para se posicionar na cabeça do cliente. Existem 12 tipos diferentes de  arquétipos. No meu planejamento, o meu arquétipo principal é o do Criador.  Recomendo que você busque se aprofundar mais sobre o assunto.  

É bom ressaltar que se posicionar na internet não se trata apenas de vender  mais, mas também de conquistar fãs, porque o cliente não vai procurar a  concorrência quando sabe que o seu trabalho é melhor e que nunca o  decepcionou. Manter um cliente é muito mais barato que conquistar um novo,  pense nisso.  

Ter uma boa imagem com o público desenvolve um relacionamento duradouro.  As pessoas vão reconhecendo a identidade, a personalidade, as atitudes e até  mesmo o tom de voz da sua marca.  

Por onde posso começar?  

Comece estudando sobre marketing e redes sociais, pois vai precisa de base  para saber quais são as melhores estratégias. Existe muitos meios de se  consumir conteúdo, no meu próprio Instagram @dicasdigitais eu explico várias  maneiras de se trabalhar o marketing em negócios online.  

Estruture a sua persona, caso tenha muito dificuldade em fazer tudo sozinho,  então pergunte diretamente a sua audiência quem eles são e quais são as  preferências deles através das redes sociais. 

Cause pequenas transformações na vida da sua audiência através dos seus  conteúdos, por mais que o seu produto à venda seja o melhor do mercado,  você precisa convencer as pessoas disso e mostrar os benefícios de comprar  os seus produtos, além de mostrar que é um especialista no seu nicho. A  compra também precisa ser emocional.  

Quais são as melhores estratégias?  

– Trace objetivos para alcançar as suas metas.  

– Estude as melhores formas de se conectar com a sua audiência.  

– Escolha a plataforma que vai te dá mais acesso ao seu público: Instagram,  TikTok, YouTube, Telegram, etc.  

– Estruture a sua persona.  

– Crie e compartilhe conteúdo de valor.  

– Equilibre os posts comerciais e educacionais.  

– Fortaleça o seu relacionamento com os seguidores.  

– Reafirme os valores da sua marca.  

– Faça e-mail marketing.  

– Invista em anúncios para expandir as vendas.  

– Seja original  

Agora tudo depende de você colocas as ações que te mostrei em prática para  aumentar a sua credibilidade nas redes sociais.  

Jogue duro.  

Rapha Falcão  

Dicas Digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *