O futuro do marketing digital - Dicas digitais
Close

Blog

O futuro do marketing digital

Fala galera, Rapha aqui.

É bem comum vermos nos filmes dos anos 90, os cineastas tentavam visar como seria o futuro em 2020. Um grande exemplo disso é o filme “De volta para o futuro” e a animação “Os Jetsons”, onde eles mostram que em 2020 já existiram carros voadores.

Finalmente nós chegamos ao futuro e não existe carros voadores, mas existe um grande consumo de conteúdo e a vontade de criar novas maneiras de se reinventar no mundo digital.

  1. Como era a vida antes da Internet?

Quando a internet chegou ao Brasil era tudo ainda muito limitado, apenas as faculdades tinham acesso e o nosso último meio de informação era a televisão e os livros. Podemos afirmar que tudo era mais calmo, pois não existia a pressão de está presente nas redes sociais, não existia a pressão de ser lembrado e números não significavam nada.

No entanto, nós também não tínhamos acesso a informação rápida, os métodos tradicionais custavam bem mais e não tínhamos tantas ferramentas para os nossos negócios locais.

Entretanto, no final dos anos 2000 as pessoas já começavam a descobrir o mundo virtual e assim se conectar com pessoas de vários lugares do mundo através das redes sociais.

  • Qual foi a última vez que você ficou 24h longe do celular?

Hoje em dia, nós temos a consciência que o celular virou uma parte do nosso corpo. Nós acordamos e dormimos com o celular ao nosso lado da cama, pois é ali que contem toda a nossa agenda, contatos e informações pessoais. O aparelho é o nosso maior meio de comunicação, de compartilhar e consumir conteúdo, de estarmos presentes em qualquer lugar do mundo sem precisar sair das nossas casas.

  • Você está preparado para a transformação digital?

Em 2017, o Instituto For The Future fez uma pesquisa onde dizia que 85% das profissões de que existirão em 2030 ainda não foram inventadas. Não sabemos se os carros voadores vão existir daqui a até lá, mas temos certeza que o crescimento da internet está avançando cada vez mais rápido. Em 2020, por causa da pandemia tivemos um grande crescimento no ramo do empreendedorismo digital, assim aumentando o crescimento de vendas através da internet.

Aquela formula de abrir uma loja na garagem de casa com os seus produtos se tornou um método obsoleto. Isso se deve a evolução dos meios de comunicação das pessoas que foram deixando o famoso celular “tijolão” pelas telas finas dos smartphones. É como ter o mundo de conhecimento nas suas mãos, então por que não usar para ganhar dinheiro?

Os usuários estão se tornando hiper conectados para consumir mais conteúdo, para criar mais conteúdo e conquistar mais clientes fieis ao seu negócio on-line. Todo isso causou a necessidade de conquistar espaço nas redes sociais, para entregar o conteúdo para mais pessoas e ainda fazer o seu negócio decolar no ramo digital.

  • O que existia antes das redes sociais da atualidade?

De fato, o Instagram é a rede social mais famosa da atualidade, só perde para o Facebook no número de usuários. Porém, antes de existir as redes sociais, as pessoas se conectavam com outras pessoas através de fóruns da internet como o Bate Papo UOL ou por pacotes de torpedo oferecidos pelas operadores de celulares.

Em 2001, as pessoas já estavam começando a ter o Orkut e o MSN, onde você podia trocar gifs e mudar as cores das fontes. O Instagram dos anos 2000 era o Fotolog e o MySpace, e mesmo naquela época já aparecia os primeiros influenciadores que acabavam se tornando apresentadores da MTV.

Em 2004, nasceu o Facebook, mas demorou para fazer sucesso no Brasil. Enquanto isso, a Apple estava se reinventando mais uma vez com o lançamento do Iphone ao tirar o teclado dos celulares.

Em 2008, as pessoas já estavam se conectando através de vídeos chamadas pelo Skype. Em 2009, o Facebook chegou ao Brasil para desbancar o Orkut, os usuários ficaram encantados com o fato de poder compartilhar muito mais do que simples gifs e fontes coloridas na nova rede social.

Então com a chegada do Instagram em 2014, as pessoas passaram a ver um novo meio de compartilhar fotos do dia a dia até evoluirmos ao ponto que estamos atualmente em investir na criação de conteúdo e monetização da rede social.

  • Como funcionava a publicidade antes da internet?

As pessoas eram um público passivo, apenas recebendo os comerciais publicitários através da televisão, rádio e jornais. Você não tinha a opção de deixar comentários com as suas dúvidas ou reclamações sobre as marcas.

Depois do acesso a Internet, as pessoas se tornaram um público participativo tendo um lugar para expor as suas dúvidas, criticas e recomendações sobre os produtos vendidos em anúncios. O público tem o poder de escolha sobre as músicas que quer ouvir sem precisar ficar ligando para as rádios como antigamente, podem escolher quanto filmes querem assistir sem precisar ver comerciais, e também escolhem quais pessoas seguir nas redes sociais.

Os meios de fazer compras também mudaram, porque antes a televisão influenciava para você sair de casa e comprar as coisas que passavam nos comerciais. Hoje em dia, a internet diz para você fazer as suas compras de casa mesmo, alguns sites chegam a oferecer cupom de desconto e frete grátis para garantir a venda.

  • O que são as organizações exponenciais?

Essas organizações são marcas que cresceram rapidamente sem precisar vender. Algumas marcas como Instagram e Facebook tem uma grande influência midiática que transforma ou muda o rumo de um negocio on-line sem precisar fazer nada por parte deles, assim como a Uber que tem uma frota de taxistas esperando por corridas, mas que não tem carros próprios.

  • Como funciona as gerações?

Cada geração tem as suas próprias características que foram influenciados pela época que viveram na juventude. Antigamente, os baby boomers queriam arrumar um emprego para casar e sair da casa dos pais. Enquanto aos millenials querem aproveitar mais chances que a vida proporciona, a independência financeira, conhecer novos lugares e debater vários assuntos. Futuramente, a Geração Alpha que terá mais características influenciadas pelo avanço digital, aprendendo tudo pela internet e talvez até empreendendo bem mais.

Obs: Recomendo a série “Black Mirror” da Netflix

  • O que será o futuro?

O futuro é sobre estarmos mais presentes nas redes sociais, é sobre investir mais em nossos negócios, buscar novas maneiras de humanização as marcas para assim atrair mais clientes. Temos o que aprender ainda para influenciarmos as novas gerações. 

Você está pronto para o futuro?

Busque entender a internet para poder se conectar mais com a sua audiência.

Rapha Falcão

Dicas Digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *