Como trabalhar com influenciador digital pelo Instagram - Dicas digitais
Close

Blog

Como trabalhar com influenciador digital pelo Instagram

Fala galera, Rapha aqui.

Antigamente as grandes mídias eram os maiores influenciadores, pois as pessoas queriam ser e também usar o mesmo que as personagens das novelas e isso ditou a tendências por anos. Entretanto, com a internet muitas pessoas anônimas começaram a ter relevância na vida de outras pessoas e logo surgiu o título de “influencer digital”.

Saber trabalhar com influencer é algo que pode ajudar muito o seu negócio, pois acaba se tornando um meio mais humanizado de atingir um público específico. Muitos dos influencers digitais têm um público muito forte e engajado nos seus conteúdos, por isso vou explicar algumas formas de trabalhar com influencers.

  1. Como monetizar o trabalho de influencer?

Sabia que você pode monetizar o trabalho de influencer de várias maneiras.

  • Recebidos

Uma marca vai mandar um produto para o influencer dizer a sua opinião sobre o recebido nas redes sociais.

  • Permuta

A marca vai oferecer algum serviço ou produto para influenciador em troca de divulgação nos stories ou publicações no feed.

  • Publipost

A marca vai pagar em dinheiro para o influenciador fazer uma postagem sobre eles.

  • Presença VIP

A empresa paga para o influenciador passar alguns horas em um evento da marca.

Dica de ouro: Trabalhe com micro influenciador da sua cidade para ter mais proximidade com o público certo.

  • Como saber se o influencer é certo para o seu negócio?

Como você já sabe os influencers vão divulgar a sua marca, mas você precisa saber que nem todo influencer é o tipo certo para o seu negócio. Por exemplo, você tem uma marca de roupas femininas para crianças, não é viável contratar adolescentes e homens para falar da sua marca, então procure por influenciadores que se encaixe no perfil da sua marca.

Por isso, vai precisar do mídia kit do influencer que você está interessado em contratar. Lá no mídia kit, você vai encontrar os trabalhos que já foram feitos pelo influencer e também a média do engajamento dele nas redes sociais.

Trate o mídia kit como um currículo de uma pessoa que você vai contratar temporariamente.

Vou exemplificar ao deixar um modelo de mídia kit abaixo:

  • Quanto cobrar por postagem?

Muitos influenciadores que estão começando a ganhar relevância nas redes sociais tem a dúvida de quanto deve cobrar das marcas por postagens, reels, stories e tiktok. Apesar de parecer complicado ter um valor exato, eu vou mostrar um método muito eficaz para calcular o preço de uma postagem no seu feed.

Primeiro, é sobre bom pesquisar por quanto outros influenciadores cobram e adaptar para o seu perfil, mas caso ainda fique muito confuso eu vou utilizar o método de CPM (Custo por mil).

Por exemplo: Pode cobrar 50 reais por cada mil impressões do seu perfil e assim ir multiplicando conforme for aumentando as impressões.

Outra forma de saber o quanto cobrar em um post seria usando o “Instagram Money Calculator”.

  • Quanto custa os anúncios nas mídias?

Há 7 anos atrás, os métodos mais utilizados para atingir pessoas era através de anúncios em jornais, rádios e televisão. As empresas ainda não entendiam o impacto da internet na vida das pessoas, então não investiam em anúncios no Google e Facebook ads.

Aqui está uma tabela do preço em dólar em 2013 / 2014:

  • Existe outra forma de avaliar o influencer?

Você pode avaliar o influencer através da plataforma social blade. Lá vai mostrar todas as métricas do influencer, desde a quantidade de curtidas por posts, quantos seguidores ganhar por dia e a taxa da engajamento com o seu público.

Use todas essas ferramentas para encontrar o melhor influencer para o seu negócio e também para saber o quanto cobrar das marcas por postagem.

Rapha Falcão

Dicas Digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *