Como fazer o uso das hashtags nas suas redes sociais - Dicas digitais
Close

Blog

Como fazer o uso das hashtags nas suas redes sociais

Fala galera, Rapha aqui.

As hashtags é uma das melhores maneiras de entregar o nosso conteúdo, pesquisar algo que estamos procurando e também ajuda o algoritmo a recomendar um assunto especifico para nós ou para outros usuários. Porém, existe uma dificuldade em como usar as hashtags de maneira correta ou onde encontrar as hashtags certas de cada nicho.

  1. O que são as hashtags?

São hiperlinks que vão segmentar determinado assunto para te auxiliar no crescimento do seu engajamento nas redes sociais, ou seja, as hashtags fazem parte de uma estratégia de crescimento. Portanto, é recomendado o uso delas nos seus posts.

  • Qual é o limite de hashtags?

As hashtags podem ser usadas em várias plataformas, não é algo restrito apenas ao Instagram. Podem ser utilizadas no LinkedIn, YouTube, Facebook, e outras demais redes sociais. No entanto, toda rede social tem um limite de quantas hashtags podem ser usadas.

  • Instagram

É recomendado que use até 5 hashtags nas legendas e 15 hashtags nos comentários da sua publicação, mas tenha em mente que é bom ir diversificando o uso das hashtags para não levar shadowban.

  • YouTube

O ideal é o de 3 hashtags por vídeo, mas você pode usar até 15 hashtags.

  • Twitter

O próprio Twitter diz que recomenda no máximo 2 hashtags, mas você pode colocar quantas quiser dentro do limite de 280 caracteres por tweet.

  • LinkedIn

Não existe limite de uso de hashtags, então pode usar à vontade esse recurso a favor de divulgar o seu artigo por lá.

  • Pinterest

O Pinterest recomenda o uso de até 20 hashtags por pin.

  • Quais tipos de hashtags posso usar?

Existem 5 tipos de hashtags: Universal, geral, nicho, regional, da sua própria marca e datas sazonais. Cada tipo de hashtag deve ser avaliada antes de colocar em qualquer publicação, pois nem todas vão valer a pena para o seu post ou o seu perfil.

  • Universal

É uma hashtag usada pelo mundo todo, então você precisa saber se vai trazer algum benefício para a sua marca que os usuários de outros países vejam a sua publicação. Normalmente, hashtags como #love tem mais de 2 bilhões de publicações, fica muito difícil deixar o seu post ranqueado entre as 9 primeiras.

  • Geral

É uma hashtag muito parecida com a universal, pois pode ser uma palavra que abrange vários tipos de nicho e sendo do seu idioma.

Ex: #amor

  • Nicho

São hashtags relacionadas ao seu nicho, os seus posts serão direcionados exclusivamente para os usuários que tem interesse no tipo de conteúdo que você fala. Por exemplo, no meu perfil Dicas Digitais é só usado hashtags relacionadas a marketing digital e empreendedorismo, e as vezes consigo deixar a minha publicação ranqueada como a mais relevante naquele momento.

Ex: #marketingdigital e #empreendorismo

  • Regional

É a hashtag da sua cidade ou estado, muito usada por comércios locais e também abrange vários tipos de negócio e nichos.

Ex: #maceio e #alagoas

  • Hashtag própria

Você pode criar a sua própria hashtag com o seu nome ou com o nome da sua marca. Além dela ser exclusiva, os usuários que clicarem nela só iram encontrar as suas postagens. Tenho a minha própria hashtag para mostrar a autoridade da minha marca.

Ex: #raphafalcao e #dicasdigitais

  • Datas sazonais

São hashtags data comemorativas que você usa naquele momento especifico do ano.

Ex: #carnaval e #anonovo

  • Como encontrar hashtags?

Você deve procurar as hashtags certas em fontes de inspiração, então veja quais hashtags os seus concorrentes estão usando, dê atenção as hashtags similares, use aplicativos como Lee Tag ou também em sites como Tagify.

  • O que são hashtags banidas?

O Instagram tem muitas hashtags banidas por conta do mau uso por parte dos usuários, algumas por terem conotação sexual ou por terem se tornado spam, então tome muito cuidado com a hashtag que você está usando para não sofre alguma penalidade no seu perfil.

Segue alguns exemplos a baixo:

#sextou

#medicina

#books

#dm

#pornfood

#whatsapp

Portanto, use as hashtags ao seu favor, vá testando, acompanhando e analisando quais são as melhores para a sua marca.

Rapha Falcão

Dicas Digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *