Consistência - Dicas digitais
Close

Blog

Consistência

Fala galera, Rapha aqui.

A consistência nas postagens tem sido uma dificuldade para você?

Vejo que manter a consistência é o maior desafio para quem está começando no ramo do empreendedorismo digital, mas para ser lembrado pela sua audiência você precisa estar presente no dia a dia dela.

Por isso, você deve ter em mente que tipo de perfil você quer. Existem vários tipos de perfis nas redes sociais. Ah e quando eu falo perfil, não pense somente no seu Instagram, mas também nas outras redes sociais. Vou listar a baixo a classificação que fiz para tipos de perfis:

Perfil pessoal

Não tem a intenção de fazer lucros, as postagens são feitas por lazer e o seu público são as pessoas que você conhece, geralmente amigos e familiares. Não é recomendado para transformar em uma marca. Em algumas ocasiões recomendo até que você deixe o perfil privado.

Perfil pessoal / profissional

É facilmente confundido com o seu negócio por ter postagens dos seus produtos e de si mesmo, também deve ser evitado assuntos polêmicos que possam manchar sua imagem. Por exemplo, o meu perfil @raphael.falcao é um perfil pessoal/profissional. Afinal eu sou conhecido como Rapha do Dicas Digitais. A dica é se você é conhecido pela a empresa que você trabalha ou criou trabalhar um perfil nesse formato.

Perfil comercial

Foco em gerar lucros, atrair mais clientes através de estratégias de marketing e fortalecer o sentimento de comunidade. É recomendado mesclar conteúdo de venda e conteúdo de valor sobre a sua marca.

Por exemplo: a cada 5 publicação que forem feitas, recomendo que uma seja comercial. Geralmente nesse tipo de perfil, a foto do perfil é a logo da empresa. Um exemplo desse formato é o perfil do @sebrae.

Perfil temático

O foco está direcionado em passar conteúdo, então a venda será uma consequência disso. O perfil se torna mais voltado em ajudar as pessoas através do conteúdo. Você vai gerar um sentimento de dívida de gratidão com o seu público, que vão acabar pagando essa dívida ao indicar o seu perfil para outras pessoas ou comprando seu serviço / produto. Um exemplo desse tipo de perfil é o @dicasdigitais.

1. O que seria a consistência?

É o seu trabalho diário em busca de gerar resultados e manter relacionamento forte com a sua audiência, além de ter comprometimento com você mesmo ao procurar por mais fontes de estudo e de estratégias. Tudo isso vai fazer com que aos poucos você esteja presente em outras redes também.

2. Como trabalhar a consistência nas redes sociais?

Cada rede social tem o seu próprio formato e algoritmo, mas tudo pode fazer bem mais descomplicado ao entender que tipo de consistência você pode trabalhar em cada uma delas.

Instagram

Após definir o seu tipo de perfil, você poderá fazer até 3 publicações por dia com a diferença de 4 horas entre os posts. No entanto, sempre vale ressaltar que comece com o que você tem, nem que seja pelo menos uma postagem por dia.

TikTok

Para estar presente e ter o seu conteúdo fixado no Tiktok na mente das pessoas, então é recomendado postar pelo menos uma vez ao dia dando dicas do nicho ou fazendo dublagens que tem relevância sobre seu produto/serviço.

YouTube

Caso o seu foco seja migrar para o YouTube futuramente, você pode começar publicando vídeo uma vez por semana, escolha um dia e poste no mesmo horário toda semana e depois pode ir aumentando a frequência.

Facebook

Compartilhe as suas publicações do Instagram na fanpage para manter a sua presença ali.

Twitter

Compartilhe as suas publicações do Instagram e também faça avisos sobre seus novos vídeos no canal, lives e artigos de blog.

LinkedIn

Interaja com as pessoas lá, dando os parabéns em aniversários ou quando conseguirem um cargo novo, também é muito bom para compartilhar artigos do seu blog e links de vídeo do YouTube. Recomendo que faça 1 artigo por semana e coloque por lá.

Pinterest

Compartilhe suas melhores publicações, artigos do blog e vídeos do YouTube.

Telegram

É muito importante ter um canal direto com a sua audiência. Por isso crie um canal, compartilhe conteúdo diariamente através de áudios, vídeos e avisos, e também pode manter a interação com a sua audiência.

WhatsApp

Não use o seu número pessoal para evitar golpes, use como canal de atendimento ao cliente e também terá uma lista de contatos concedida. Uma boa estratégia é usar como lista de transmissão.

Site/blog

Tenha um link das suas outras redes sociais no blog e também compartilhe os seus conteúdos como artigos. Recomendo que você movimente com 1 artigo por semana.

Lembrando que não é necessário ter todas as redes sociais descritas aqui, você deve começar com aquilo que já tem e também é bom explorar novas formas de entregar conteúdo em outras redes sociais.

Rapha Falcão

Dicas Digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *