Instagram - Dicas digitais
Close

Blog

Instagram

Fala galera, Rapha aqui.

Está tendo dificuldades com a identidade do seu Instagram? Se sente perdido com o tanto de informação que encontrar sobre como melhorar o seu perfil? Então estou aqui para descomplicar mais um conteúdo para você.

O Instagram se tornou a rede social de maior impacto na vida dos empreendedores digitais, mas nem todo mundo ainda sabe ser um camaleão como ele ao se adaptar as evoluções da sua audiência.

  1. Como surgiu o Instagram.

Antes do Instagram fazer parte do Facebook, ele foi criado por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger em 2010. Eles ficaram famosos com a migração de celebridades para o aplicativo e em pouco tempo se tornaram o aplicativo mais baixado da Apple Store. Em 2012, o aplicativo é comprado pelo Mark Zuckerberg e assim evolui para a maior rede social do mundo.

2. O que é o Instagram.

Primeiro, devemos entender que o Instagram vai muito além de postar foto e esperar o tão sonhado engajamento. Ele deixou de ser o espaço na internet para postar selfie desde 2016. O Instagram se tornou uma rede social de relacionamento, as pessoas estão ali para te conhecer, te ver e te ouvir, para saber o que você tem a oferecer a elas. Por isso, cuidar da imagem é um fator essencial.

3. Como cuidar do seu perfil.

O seu perfil é o seu cartão de visita para o mundo, então alguns elementos devem ser harmônicos e claros para a sua audiência entender quem é você.

  • Foto do perfil

Você pode submeter a sua foto no site snappr.com para eles avaliarem se é boa para uma foto de perfil. No entanto, se a sua foto for uma logo, você vai utilizar normalmente.

  • Biografia:

Você deverá ter o que você faz, para quem você faz isso, como você faz isso e um CTA (chamada para atenção).

Exemplo: Eu, Rapha Falcão, sou estrategista digital, ajudo as pessoas a venderem na internet, através do meu curso on-line, e clique no link abaixo.

Lembre-se: Não repita o nome do perfil com o nome do usuário para não perder mais um campo de busca.

  • Destaques:

Coloque destaques sobre o seu negócio, pois é isso que o tornará mais real e as pessoas vão sentir que podem confiar em você. Afinal, os seus destaques são a sua vitrine on-line. Use o destaque:

1. Quem sou ou quem somos;

2. Clientes;

3. Dúvidas;

4. Dicas;

5. Contatos;

6. Produtos e serviços.

Obs: Você pode fazer templates dos seus destaques no Canva.

  • Feed:

No conteúdo do feed, sempre entregue conteúdo de valor que realmente possa ajudar as pessoas com algum problema ou sanar alguma dúvida. Não foque apenas no comercial, as pessoas estão nas redes sociais para se entreterem, se educarem e se motivarem com boas ideias. Outra coisa muito importante é o design, tome cuidado com o exagero de cores, elementos, erros de português e também com imagens frias.

Lembre-se: Recomendo pelo menos uma postagem por dia.

  • Lives

Crie uma estratégia para ter a sua audiência participando da sua live, então avise com antecedência nos stories, escreva um roteiro para se guiar nos assuntos, e ajude os seus seguidores ao tirar as suas dúvidas.

  • Reels

Não subestime 30 segundos, dá para fazer muita coisa além de dancinha e dublagem. Você pode dá dicas, fazer tutoriais, responder perguntas frequentes, explicar sobre algum serviço ou produto, e se apresentar para a sua audiência. Não tenha medo de soltar a criatividade.

  • IGTV

Você pode fazer conteúdo mais extenso com mais profundida, mostrar como resolver um problema mais complicado, tutorial como você faz e embala o seu produto, também pode compartilhar lives importantes e trechos de vídeos que você publicou em outras plataformas.

  • Guias

As guias ainda é uma aba em exploração e que pode ser usada como um catalogo dos seus produtos e postagens, já que você pode fazer um compilado com os seus melhores posts, indicar produtos e locais.

Trate o seu Instagram como o centro da sua estratégia para depois direcionar a sua audiência para outros canais, então tenha frequência e descomplique o problema das outras pessoas.

Rapha Falcão

Dicas Digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *