Como manter a sua audiência engajada nos seus stories do Instagram - Dicas digitais
Close

Blog

Como manter a sua audiência engajada nos seus stories do Instagram

Fala pessoal, Rapha aqui. 

O Stories do Instagram é o melhor canal para você conversar com a sua audiência. Já são mais de 1 bilhão de usuários ativos nos Stories no mundo. 

O Stories foi criado modelando recursos do Snapchat e o principal objetivo é melhorar a interação entre os usuários. Ah, e se você fosse traduzir ao pé da letra, “‘Stories”’ significa histórias. Então, você precisa “‘literalmente’’ contar histórias para gerar conexão com a audiência. 

Um outro elemento interessante é que os Stories trabalham a escassez, ou seja, eles só ficam disponíveis por até 24h. Por isso, você precisa assistir, pois senão vai perder a oportunidade de ter acesso ao conteúdo. Consiste na possibilidade de publicar fotos ou vídeos que ficam acessíveis por até 24 horas. 

Sem sombra de dúvidas as pessoas gostam de saber os bastidores dos profissionais, de uma marca, e nada melhor do que contar tudo isso através dos Stories. São 15 segundos e uma oportunidade muito grande de se conectar com a audiência. Uma outra característica dos Stories é a informalidade, as pessoas perguntam e se sente próximas do produtor de conteúdo. Mas é preciso ter um enredo com início, meio e fim para prender a atenção da audiência. 

Um dos indicadores dos Stories é o número de visualizações, ele mostra quantas pessoas acompanharam os seus Stories. Lá na parte de informações você pode acompanhar as métricas dessa ferramenta. 

Faça enquetes, perguntas e utilize filtros e aproveite todas as funcionalidades dos Stories. Se você tem mais de 10 mil seguidores pode utilizar um link, o famoso “arraste aqui”, para levar sua audiência para um outro canal. Quanto mais as pessoas interagem com você mais pessoas você irá alcançar. 

Vamos agora para as principais perguntas que recebo sobre esse tema, nos tópicos que listei abaixo: 

  1. Quais aplicativos você indica para fazer Stories?

São muitos aplicativos, muitos mesmo. Mas fiz uma publicação bem legal onde separei os principais aplicativos que utilizo para Stories, segue ela: 

2- Como faço para obter mais visualizações? 

Durante a pandemia, o sticker “‘Em Casa” e “#Agradeço aos heróis da saúde” ficaram bastante em alta e a aumentaram bastante as visualizações, então procure por sticker da atualidade.

Uma outra forma é utilizar os botões de engajamento em alguns Stories, veja quais são eles:

3- Como ter ideias de conteúdo? 

Os Stories são mais informais do que o Feed. É importante você trabalhar com estratégias de conteúdo que tenham enredo para prender a atenção da audiência. No conteúdo abaixo listei algumas ideias que você pode trabalhar: 

4- Como vender através dos Stories? 

Se você trabalhar uma boa estratégia vai conseguir conectar a audiência e levar o cliente para um site, direct ou WhatsApp e trabalhar uma venda partindo dos seu Stories. Tem uma técnica que utilizo bastante que é a AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), vou detalhar ela mais abaixo.

AIDA é um modelo que tenta explicar como funciona o comportamento humano em relação à aquisição de um produto ou serviço. O modelo, AIDA, determinou uma série de passos que descrevem o processo que um comprador de um determinado produto passa antes de fechar a venda. 

Apesar de diversos estudiosos darem o crédito do Modelo AIDA a E.K.Strong por tê-lo publicado por primeira vez em sua obra “Theories  of Selling” (Teorias de vendas) em 1925, O criador foi ST. Elmo Lewis, em 1898. Fato confirmado pelo próprio Strong em sua obra. 

Os estágios, Atenção, Interesse, Desejo e Ação, formam uma hierarquia linear que os consumidores passam no processo de compra. Dessa forma, para adquirir um produto ou serviço, o consumidor deve, obrigatoriamente: 

a) Saber da existência do produto ou serviço. (Atenção) 

b) Estar interessado o suficiente para prestar atenção nas características, especificações e benefícios do produto. (Interesse) 

c) Ter um desejo de obter os benefícios que o produto oferece. (Desejo)

d) Comprar o produto. (Ação) 

Agora é com você, trace a sua estratégia de estratégias para Stories e depois me conta os resultados lá no direct do @dicasdigitais. 

“POSTE STORIES TODOS E SE TORNE AMIGO DA SUA AUDIÊNCIA”

Rapha Falcão 

Dicas Digitais 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *