Conteúdos que convertem. - Dicas digitais
Close

Blog

Conteúdos que convertem.

Conteúdos que convertem.

Rapha Falcão – Dicas Digitais 

Fala pessoal, Rapha aqui. 

A principal razão da criação de conteúdo é levar a audiência a tomar ações, seja gerar vendas, ganhar seguidores, comentários, entre outros. 

No meu processo de criação deixo um período de um dia, 1x por semana para criar conteúdo, geralmente no domingo pela manhã faço todo o meu conteúdo para os próximos 15 dias e mando toda a sugestão e texto para minha equipe de designers. 

É interessante que eu vejo minhas redes sociais como um grande jogo de xadrez, tenho publicações que funcionam como a “Rainha” e me trazem sempre bons números de curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos e o principal seguidores. Tenho publicações que são os meus peões, cavalos, torres, bispos, reis. Cada um com um propósito e estratégia por tá sendo publicado nas minhas redes. 

Quando eu falo sobre a estratégia do conteúdo em séries no formato almanaque, quero que fique claro para vocês que cada série de conteúdo que faço tem uma estratégia de conversão que irá me trazer algum tipo de resultados.

Primeiramente, gostaria que você de agora em diante passe a se preocupar mais com o número de compartilhamentos e salvamentos do que o número de curtidas e comentários, como exemplo que fiz na publicação abaixo:

Uma outra coisa que você precisa entender é que o conteúdo tem um tempo de vida que é exposto. O Instagram, por exemplo, segundo pesquisa da HubSpot tem tempo de vida de apenas 21h, depois disso o seu conteúdo fica esquecido. Dessa forma, sempre separo meus principais conteúdos e repito eles estrategicamente porque os números se repetem. Chamo isso de estratégia do conteúdo viral (Falei sobre ela na Live – Desafio Arrasta Para Cima), veja o tempo de vida de cada conteúdo: 

Analisando bem a estratégia, separo os meus principais Hits em termos de números, os famosos conteúdo “Rainha” no meu Xadrez estratégico, e público novamente em um determinado prazo. Agora vamos entender os números que um conteúdo “Rainha” pode trazer para o seu perfil na publicação abaixo: 

No tipo de conteúdo acima eu não o deixo ficar apenas 21h e depois desaparecer nas minhas redes. Um conteúdo como esse irei repostar pelo menos 6x por ano no meu perfil. 

Vamos entender o nível de conversão de 5 conteúdos abaixo:  

1- Conteúdo de Nostalgia

Esse conteúdo não me traz muitos resultados de ganho de seguidores ou vendas. Em compensação me aproxima como nunca da minha audiência, pois ele trabalha o sentimento de nostalgia, gera emoções nas pessoas e faz com que o meu perfil seja amigo da audiência, gerando uma conexão única. 

2- Conteúdo de Dicas Rápidas

Esse conteúdo é excelente para a construção de autoridade e muito bom para ganhar seguidores. Você pode utilizar essa estratégia para qualquer nicho. Por exemplo, um nicho de moda poderia colocar assim: 7 dicas para organizar o seu Guarda-Roupa. 

3- Frases Motivacionais

Não gosto de trabalhar muito com esse conteúdo. Ele é excelente para gerar interações e ganhar seguidores, mas é péssimo para você que quer vender algo, pois não trabalha a construção de autoridade. Conheço vários perfis que trabalham somente frases de motivação e têm sérias dificuldades para vender. 

4- Conteúdo de Polêmica

Esse conteúdo é o que mais vai gerar comentários para você. Ele ajuda bastante no algoritmo, mas não trabalha a autoridade. Recomendo que você o use com sabedoria e evite assuntos políticos, religiosos e que envolvam outros assuntos delicados para não dividir a sua audiência. 

5- Conteúdo Técnico

Para gerar autoridade e como consequência as vendas, esse é o conteúdo mais recomendado. Grave IGTVs tirando dúvidas técnicas da sua audiência e tenha uma rotina de postagens semanais. Todo modelo de negócio deve ter conteúdos nesse estilo. 

Para finalizar, deixo a postagem abaixo para sua reflexão:

“SEU CONTEÚDO DEVE GERAR DÍVIDA DE GRATIDÃO COM A SUA AUDIÊNCIA” 

Rapha Falcão 

Dicas Digitais 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *