Glossário do Marketing Digital - Dicas digitais
Close

Blog

Glossário do Marketing Digital

Fala galera, Rapha aqui.

Fica perdido com os termos do marketing digital? Não sabe usar esses termos adequadamente ou não consegue memorizar tudo? Calma, pois eu trouxe um guia para você estudar e salvar para quando tiver necessidade de consultar novamente.

É muito comum encontrarmos termos do marketing digital pelas redes sociais e vídeos no Youtube, mas que não sabemos exatamente o que significa já que grande parte deriva da língua inglesa. No entanto, nesse artigo tem os principais termos mais usados para você não se perder mais.

AIDA

A sigla significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, sendo utilizada como uma das principais técnicas no processo de relacionamento do marketing e também se baseando no comportamento do consumidor. A AIDA é usada em títulos de vários tipos de conteúdo, consistir em desde artigos até vídeos, englobando todos os tipos de contatos com o seu público.

Alt text (texto alternativo)

É um texto para descrever imagens na internet. Esse texto é exibido quando o navegador não carrega a imagem, também é importante para se destacar mais nos mecanismos de busca do Google e uma ótima técnica de SEO. Muitos perfis no Instagram usam a hashtag #PraCegoVer com a descrição da imagem.

Analytics

É toda a informação com base na análise de dados que o seu site resulta. O mais famoso é o Google Analytics, que dá informações completas sobre os usuários que navegaram na sua página, como estáticas de site, plataformas, e-mails marketing, dados mais específicos dos usuários que tem interesse no seu negócio, entre outros.

API (Application Programming Interface)

É um conjunto de padrões usados em programações para integrações em softwares.

Autoridade de página

O valor da sua página comparado aos seus concorrentes. Ajuda a determinar os resultados de busca em relação as palavras-chaves. Os principais fatos são determinados através da quantidade e qualidade de links que direcionam para a sua página.

Autoridade do domínio

Um métrica que define a importância de um domínio através do número de links que apontam para esse domínio.

Automação de marketing

É uma ferramenta simples para facilitar o dia a dia e focar nas estratégias de marketing. O termo está relacionado ao autorresponder através do Instagram ou E-mail marketing, onde uma série de e-mails é enviado automaticamente para assim criar um vínculo de presença com a audiência.

Banner

São os anúncios encontrados em sites, blogs e portais de informação. Normalmente, o dono do site cobra um valor especifico para o anunciante que vai querer divulgar os seus produtos naquele domínio. Também pode ser usado pelo próprio dono do site para conseguir mais visitantes nas suas páginas.

Base de visitantes

Número de visitas regulares que o seu site recebe por dia.

Black hat

É uma prática considerada antiética pelos especialistas de marketing, pois tem como finalidade ter o melhor posicionamento nos mecanismos do busca do Google.

Blog

É uma ótima forma de publicar artigos, vídeos e imagens com frequência a fim de ter mais visitantes e assim fazê-los te acompanhar em outras redes sociais.

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Uma métrica para saber quanto a empresa está gastando para conquistar cada cliente novo. Com o conhecimento desse número é possível fazer novas estratégias de marketing com a fidelização de clientes e também ter uma tabela do orçamento mensal.

Calendário editorial

Agenda de publicações de conteúdo de uma marca ou empresa nas redes sociais. Todo o planejamento consiste nas etapas de pesquisa, redação, criação, entrega, publicação, entre outros. Levando também em consideração qual vai ser o formato de conteúdo.

Canais

Os meios pelos quais as marcas se comunicam com o seu público, sendo elas e-mail, redes socias, blogs, banners em sites, etc.

Chatbots

Chatbots são programas de computador que vai simular um atendimento humano em conversas on-line. Essa ferramenta te faz pensar que está conversando com uma pessoa real. Você já deve ter visto muitos chats assim em sites e blogs de lojas, utilizada para agilizar os serviços de atendimento ao consumidor.

Ciclo de venda

Tempo necessário para fechar uma venda, depois do primeiro contato com o cliente.

Consistência

É a realização da mesma ação com frequência regular para manter presença em blogs ou redes sociais. A consistência é fundamental para criar um relacionamento com a sua audiência. 

Conteúdo pago

São anúncios publicados pelas empresas por meio de redes sociais. Normalmente, vemos esses anúncios no Facebook, Instagram, banners de sites, Google Adwords, Twitter, entre outras plataformas.

Conteúdo próprio

Conteúdo realizado pela marca ou por si mesmo para o seu público-alvo. Esse conteúdo é feito em blogs, sites, posts em redes sociais, como que a sua criatividade permitir desde textos, a vídeos, imagens e gifs.

Conteúdo viral

Post ou mensagem que foi compartilhada e reproduzidas, se tornando algo do cotidiano das pessoas dentro e fora da internet. Muitos memes são viralizados e se tornam parte do vocabulário das pessoas por um determinado tempo, isso pode ser uma estratégia de marketing viral.

CPC (Custo por Clique)

Uma métrica similar ao Custo de Aquisição de Cliente, mas aqui a empresa vai saber exatamente quanto gastou em cada clique realizado pelos clientes. Uma ferramenta muito utilizada no Google Adwords e Facebook Ads.

CPA (Custo por Aquisição)

Outro método de cobrança de anúncios, porém calculado com base no número de vendas realizadas.

CRO (Conversion Rate Optimization)

Conjunto de estratégias para a otimização da taxa de conversão através de vendas e leads gerados em websites.

CRM (Customer Relationship Management)

É a gestão do relacionamento com o cliente. São softwares que oferecem soluções na gestão de relacionamento, catalogando e automatizando informações até mesmo depois do pós-venda.

CTA (Call-To-Action)

Uma técnica para incentiva a sua audiência a interagir no seu perfil, em alguma postagem, clicar em um link, baixar algum material ou participar de algum evento proposto.

CTR (Click Through Rate)

É o número de pessoas que visualizaram a sua mensagem e interagiram com o seu link, indo direto para o seu site ou blog.

Distribuição

É o meio que o seu produto ou serviço é entregue ao consumidor. Por exemplo, o produto pode ser entregue através do e-mail se for um e-book ou usar os Correios para entrega de produtos físicos.

E-book

É um livro eletrônico que pode ser usado como material educativo para conquistar ainda mais a sua audiência e assim conseguir gerar mais leads, sendo usado para construir um relacionamento com clientes em potencial.

EdgeRank

É o algoritmo do Facebook que determina como vai ser a entrega do conteúdo para outros usuários da plataforma, levando em consideração o tempo da postagem, o formato do post (imagem, texto, vídeo) e a interação das pessoas com o seu post.

Engajamento

Interação dos usuários com os posts das marcas nas redes sociais. Pode ser medido por meio de likes, comentários, respostas, cliques de links, seguidores, entre outros.

Entrega

Pode se referir a entrega de mensagens, produtos físicos e serviços.

Facebook Ads

É uma plataforma para fazer anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram para aqueles que deseja obter mais clientes. Permite que você crie e pague por anúncios personalizados, buscando assim mais clientes específicos no seu nicho.

Formulário de conversão

Páginas de informações que podem ser preenchidos pelos visitantes de um site em troca de um conteúdo, como um e-book ou material de organização.

Frequência

Período que uma atividade é feita, como atualização de conteúdo em redes sociais ou sites e blogs.

Funil de vendas

Uma pirâmide invertida com estágios para conquistar o seu cliente em potencial e fechamento de uma venda com ele. Esse funil de vendas é dividido em três estágios: Topo do Funil (ToFu), Meio do Funil (MoFu) e o Fundo do Funil (BoFu).

Para o cliente avançar em cada etapa do funil é necessário uma estratégia de diferentes tipos de conteúdo. Pode começar uma apresentação do produto, depois conteúdos mais aprofundados e os seus benefícios, e quando chega no ultimo estagio é o momento de tirar dúvidas e conseguir fechar a venda.

Gatilho de E-mail

Um tipo de configuração que pode ser dispara uma mensagem de acordo com uma ação tomado pelo o usuário. Quando você programa para as pessoas clicaram em um determinado link da sua newsletter, essas pessoas vão receber outro e-mail com mais informações sobre o assunto do interesse delas no seu site. Gatilhos pode ser usado em várias situações.

Google Adwords

Funciona quase da mesma maneira que o Facebook Ads, mas sendo exibido nas páginas de parceiros relacionadas ao Google, onde é permitido segmentar os anúncios baseados em palavras chaves.

Growth Hacking

Estratégias que buscam ter mais crescimento acelerado na base de clientes, envolvendo vários setores e testando diversas ações nesses canais.


Inbound Marketing

O novo marketing que foca em envolver mais os clientes com a marca e os serviços por meio de conteúdo relevante no dia a dia, usando estratégias de marketing digital em 4 fases: atração, conversão, fechamento e encantamento.

KPIs (Key Performance Indicators)

KPIs são utilizados para monitorar ações e cumprimento de metas, através dos indicadores quantitativos definidos a partir de estratégias de marketing digital.

Landing Page

Também é conhecida como “página de destino”. Essa página tem como objetivo fazer conversão dos visitantes e leva-lo para os próximos passos de adquiri um produto seu futuramente.

Lead

Um cliente em potencial. Termo muito usado no marketing digital para se referi a um usuário que mostrou interesse na sua marca e inseriu os seus dados em formulários para consegui alguma material seu gratuitamente, então através de um funil de vendes esse usuário poderá se tornar um cliente.

Lead qualificado

Quando o usuário está pronto para receber uma oferta.

Lead scoring

Funciona como o sistema do score, analisando o comportamento dos usuários e dizendo se ele está pronto para receber uma oferta ou não.

Links patrocinados

Anúncios pagos por terceiros para serem exibidos nas buscas do Google de acordo com as palavras chaves procuradas ou em sites de parceiros.

Long tail keywords

São palavras-chaves mais específicas. Quando um usuário procura por “cadeira gamer” e vão aparecendo anúncios de acordo com os termos relacionados a jogos. Também é uma maneira de sofrer mesmo concorrência nos leilões de palavras-chaves para quem trabalha com links patrocinados.

Marca

Empresa com identidade visual ou logo, agregando valor e reconhecimento de mercado ao longo do tempo, e também construindo um relacionamento intencional com os seus clientes.

Marketing de Conteúdo

Tem como objetivo atrair um público-alvo específico por meio de conteúdo relevante para os usuários em vários formatos.

Mídia espontânea

Não é criada por nenhuma empresa ou mídia tradicional, mas criado por outros usuários e sem ser pago pela marca por aquele espaço na web. Normalmente, os fãs de artistas, serviços ou marcas grandes fazem esse tipo de divulgação em redes sociais.

Modelo de negócio

Como a empresa cria os seus produtos, como é feito o serviço e como recebe os pagamentos, assim visando os lucros e uma base de clientes para gerar mais valor à marca.

MQL (Marketing Qualified Leads)

São leads que foram nutridos ao longo do tempo com conteúdo até ficarem prontos para receber uma oferta e fechar vendas.

Nutrição de leads ou Fluxo de nutrição

Nutri um lead tem como objetivo estreitar mais o relacionamento com esse cliente em potencial e deixa-lo mais próximo do momento da venda. Pode fazer isso usando e-books, planners digitais, dicas e soluções de alguma problema nas suas redes sociais.

Outbound Marketing

O marketing tradicional que usam a publicidade através de comerciais na televisão e rádio.

Persona 

Persona é a representação do cliente ideal para o seu negócio, produto ou serviço, traçado por características demográficas (nome, idade, escolaridade, gênero) e de comportamento (estilo da vida, gostos, preferências, frustrações).

Rede de Display do Google

Anúncios do Google Adwords que são exibidos em sites, portais e blogs.

Retargeting

Consiste em rastrear os cookies do usuários para exibir anúncios do seu produto em outros sites após terem visitado a sua página de vendas. Técnica usada para impactar e persuadir o usuário a comprar determinado produto.

ROI (Return on Investment)

Significa Retorno Sobre Investimento. É o faturamento dos gastos em marketing.

Sazonalidade

Fatores externos que influenciam o seu negócio. Por exemplo, como as datas comemorativas: natal, réveillon, carnaval, páscoa.

Segmentação

Campanha ou estratégia de conteúdo visando um público-alvo, incluindo características demográficas ou comportamentais desses usuários.

SEM (Search Engine Marketing)

Conjunto de estratégias para promover sites em buscas do Google, Bing e Yahoo!, pode ser tanto por parte de links patrocinados pelo Google Ads ou por métodos de SEO de busca orgânica.

SEO (Search Engine Optimization)

É uma técnica para fazer com que websites sejam encontrados com mais rapidez e facilidade no Google e em outros mecanismos de busca. O site pode conquistar uma boa posição usando estratégias de SEO e através do trafego orgânico.

SERP (Search Engine Results Page)

Páginas com a finalidade de exibir os resultados de pesquisa. Ex: Google, Bing e Yahoo!.

SQL (Sales Qualified Leads)

Leads que tem todos os requisitos mínimos para serem abordados pela equipe de vendas da empresa.

Squeeze page

Página com a finalidade de capturar e-mails de potenciais clientes.

Taxa de cliques

Porcentagem de pessoas que clicaram no link enviado no e-mail ou no seu perfil.

Taxa de conversão

Número de usuários que completaram uma ação desejada pela empresa, que serão convertidos em clientes ou leads.

Taxa de entrega

Porcentagem de mensagens que são entregues aos usuários e potenciais clientes através de e-mail marketing. Essas métricas variam de acordo com a ferramenta usada, assunto, e entre outros fatores digitais da mensagem.

Teste A/B

Teste em páginas, postagens de conteúdo e e-mails para avaliar a melhor apresentação com base no interação dos usuários.

Tráfego orgânico

Visitas que foram direcionadas do website para outros canais sem que a empresa precisasse pagar para ter o seu conteúdo exibido. Essa ação acontece por meio de blogs, redes sociais, cliques de e-mails e buscas naturais do Google.

Tráfego pago

Visitas em websites que foram direcionadas de anúncios ou publicações pagas por meio de Google Ads ou Facebook Ads.

Webinar

É uma aula, palestra, entrevista ou qualquer tipo de transmissão para o público com o intuito de ser um seminário on-line.

Agora você não ficará mais perdido no marketing digital e também poderá usar essas ações na sua empresa.

Rapha Falcão

Dicas Digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *