Planejamento de Conteúdo - Dicas digitais
Close

Blog

Planejamento de Conteúdo

Fala pessoal, Rapha aqui. 

Quantas vezes devo postar? Faço o planejamento para 1 semana, 1 mês?  Você provavelmente já se questionou sobre esses pontos. 

A resposta que te dou é que depende do seu objetivo de marketing e tipo de perfil. Nesse dia do desafio vou te trazer estratégias para você modelar e colocar em prática no seu negócio. 

Antes de mais nada é preciso falar sobre Marketing de Conteúdo. Trocando em miúdos aqui com vocês, considero o conteúdo a melhor estratégia para você levar tráfego orgânico (sem colocar dinheiro) para o seu perfil no Instagram, Site, Canal no Youtube, entre outros. 

O seu conteúdo tem que ser tão bom, mas tão bom que as pessoas irão agradecerem por vocês estarem postando. Porém, para isso você precisa ter uma frequência de postagens, ter um bom visual e se relacionar com a sua audiência. 

Vamos partir para a parte mais prática. 

A planilha de conteúdo 

Realizar um planejamento de conteúdo é essencial para aproveitar todo o potencial que a rede social oferece. Criar um planejamento também pode te ajudar na sua rotina como criador de conteúdo. Com um planejamento traçado fica muito mais simples executar as estratégias para suas redes, otimizando seu tempo e facilitando a sua gestão.

Outro ponto que cabe destaque é que trabalhando um planejamento adequado, a sua audiência fica esperando a sua postagem naquele horário, sendo fiel ao seu conteúdo. 

Partindo destas vertentes, desenvolvi uma técnica chamada estratégia do almanaque (assistir vídeo no YouTube), baseado em leituras que tive de almanaques, principalmente o Almanaque Abril. A ideia é que você utilize séries de conteúdo para facilitar o seu planejamento e organizar na construção do seu conteúdo. Para ilustrar melhor, desenvolvi uma planilha com toda a estratégia de publicação em série para você seguir:

Em outra aba da planilha determino as séries que vou trabalhar no perfil, conforme abaixo:

Veja que o conteúdo é traçado e determinado conectar com a audiência, fazendo do perfil do Instagram um verdadeiro almanaque. No meu caso, um almanaque do mundo digital com o @dicasdigitais. 

Boas práticas para o planejamento de conteúdo.

1 – Frequência de postagens 

Acredito que para você ter sucesso é necessária uma forte estratégia de conteúdo e para crescer você vai precisar ser constante no que faz.  Sugiro que você tenha pelo menos 1 publicação diária no Feed e 20 Stories diários, onde você vai contar os bastidores da sua empresa e oferecer dicas úteis para a sua audiência. 

2 – Como criar conteúdo? 

Sempre utilizo técnicas pesquisando por hashtags, vendo a concorrência (até perfis gringos), Pinterest e Google. Abaixo vou colocar uma postagem que fiz no @dicasdigitais que resume isso melhor:

Segue também dicas para Stories:

3 – Quem deve criar o conteúdo? 

É um erro muito comum o dono do pequeno negócio contratar uma agência e deixar toda a criação do conteúdo por parte da agência. O conteúdo deve sair do dono da empresa, ele é que deve fazer um briefing para a agência e propor ideias de conteúdo. Afinal, quem entende melhor do próprio conteúdo se não o dono?

4 – E se eu não quiser trabalhar com agência. Devo contratar um designer? 

Isso seria o ideal. O designer vai embalar o seu conteúdo e deixar ele mais visual e mais único. O designer fará toda diferença no seu conteúdo. Se você tiver como monte uma equipe de marketing na sua empresa. 

5 – Rapha, não tenho como investir em agência ou designer, posso fazer por conta própria? 

Pode sim, mas o conteúdo não sairá tão legal. Existem ferramentas que você pode utilizar para te ajudar, vou citá-las abaixo: 

– CANVA 

– ADOBE SPARK POST 

– TRAKTO 

– PIC MONKEY 

Lembre-se que o designer utiliza softwares profissionais como:

– PHOTOSHOP 

– ADOBE ILLUSTRATOR 

– COREL DRAW 

6 – Conteúdo em vídeo como faço? 

Recomendo mais uma vez que você contrate um profissional, nesse caso um Vídeo Maker. Você pode até tentar fazer vídeos como aplicativos e ferramentas como: 

– INSHOT 

– KINEMASTER 

– CUTECUT 

Mas o vídeo maker vai usar ferramentas profissionais como:

– ADOBE PREMIERE 

– AFTER EFFECTS 

– SONY VEGAS 

Agora é a sua vez de colocar o seu planejamento de conteúdo em prática. Te dei as dicas e ferramentas. Marca lá a hashtag #desafiodicasdigitais para que eu possa acompanhar. 

“SEU CONTEÚDO TEM QUE OFERECER PEQUENAS VITÓRIAS PARA A SUA AUDIÊNCIA!”’ 

Rapha Falcão 

Dicas Digitais 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *