Tendências para o Marketing Digital em 2021 - Dicas digitais
Close

Blog

Tendências para o Marketing Digital em 2021

Fala pessoal, Rapha aqui!

O ano de 2020 foi cheio de reviravoltas no marketing digital por causa da pandemia. As pessoas se tornaram mais seletivas no seu consumido de conteúdo diário e nas coisas que realmente desejam comprar. Por isso, deixo aqui as tendência de marketing para o ano que vêm.

1 – Mundo Hiper conectado.

As pessoas estarão mais ligadas aos seus celulares. O 5G vai começar a acelerar a comunicação no mundo.

2 – Concorrência mais acirrada pela atenção da audiência.

Mais usuários passarão a utilizar as redes sociais e isso irá fazer com que a entrega diminua. Negócios e pessoas que não fazem conteúdo original e não entregam valor terão cada vez menos espaço nas redes.

3 – Flex Office.

A grande tendência é que os negócios trabalhem com estruturas mais enxutas e que os funcionários possam trabalhar em casa ou em qualquer lugar do mundo. Isso trará um novo formato de trabalho focando no bem estar dos funcionários e um aumento na produtividade.

4 – Profissões atreladas ao Digital em Crescimento.

Profissões como: Social Media, Gestor de Tráfego, Assistente Virtual, Copywriter, Designer, Vídeo Maker e outras que estejam atreladas ao comércio on-line terão um crescimento absurdo em 2021.

5 – Menos Generalismo.

A audiência está cada vez mais exigente. E os generalistas que fazem conteúdos superficiais perderão espaço nas redes.

6 – Novas formas de Comercialização.

A tendência é que você possa comprar produtos direto nas redes sociais. O próprio Facebook vem tentando emplacar um processo de vendas dentro do WhatsApp e Instagram. Outra coisa é o crescimento dos produtos de recorrência. Inclusive grandes montadoras de veículos já estão alugando carros para pessoas físicas.

7 – Mais Colabs.

Parcerias serão cada vez mais comuns no mercado digital. Cursos em parcerias, produtos assinados por Influencers, lives e eventos e produção de conteúdo em parcerias serão a bola da vez em 2021.

8 – Live Stream (Conteúdos mais longos).

O conteúdo será mais denso. Plataformas como o Stream Yard, OBS Studio e principalmente o Twitch ganharão força. Os produtores de conteúdo do mercado digital precisarão entregar mais para reter a audiência e modelar o formato que os Gamers estão fazendo nas redes.

9 – Shop Streaming.

Sim. A tendência é que teremos Lives cada vez mais comerciais. Será um verdadeiro “Shoptime” para fazer inveja ao “Ciro Bottini” com famosos e anônimos fazendo lives e vendendo produtos e serviços multimarcas.

10 – Mais Lives.

Produtores de conteúdo, famosos, influencers e os anônimos farão mais Lives em 2021. O boom de lives acontecerá em diversas plataformas como Instagram, TikTok, YouTube, Twitch, entre outras.

11 – Tráfego Pago é essencial.

Em 2021, crescer somente no orgânico nas redes sociais será uma tarefa difícil. O profissional e empresa que dominar estratégias de anúncios conseguirá levar o seu conteúdo para o cliente ideal e como consequência irá vender mais.

12 – Atenção a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

A lei foi criada em 2018 e suas sanções entrará em vigor a partir de agosto de 2021. As regras serão mais claras sobre o uso de dados e o usuário terá que saber como os seus dados serão usados. Na Europa, uma lei similar já está em vigor e o Facebook teve que restringir suas métricas de compartilhamentos de conteúdo e proibir o anúncio segmentado para quem te enviou mensagens. Fiquem atentos a essas mudanças.

13 – Mais Podcasts.

As pessoas irão consumir mais conteúdos nesse formato. A tendência é que as pessoas disponibilizem a gravação do podcast em vídeo em outras redes. Mais empresas e produtores de conteúdo passarão a utilizar a plataforma integrando novas formas de apresentar seus produtos e serviços.

14 – Comunidades Fechadas e Pagas.

Com o conteúdo cada vez mais virando “commodity” a tendência é que profissionais passem a oferecer um conteúdo mais personalizado e denso nas suas próprias comunidades, promovendo também o networking e marketplace dentro da própria comunidade. Esse modelo ganha força com o crescimento da venda no formato de recorrência (assinatura).

15 – SEO para Tudo.

Como a entrega será cada vez menor nas redes sociais e na internet de uma forma geral. O mercado exigirá que cada vez mais os profissionais entendam de otimização de ferramentas de busca (SEO).

16 – Vendas por Apps de Mensagens.

WhatsApp, Telegram e até mesmo o direct do Instagram e o Messenger do Facebook serão fortes canais de vendas. O atendimento on-line ganhará força e profissionais especializados em recuperação de vendas terão um grande mercado em 2021.

17 – Atendimento cada vez mais personalizado.

Não que os Bots deixarão de existir, eles também serão bastante utilizados. Mas a personalização no atendimento será cada vez mais requisitada. Toda empresa precisa ter um FAQ (Perguntas mais comuns) e pessoas que possam atender outras pessoas.

18 – Atenção à Saúde Mental.

As pessoas estão ficando cada vez mais ansiosas e isso se deve ao enorme fluxo de informações que recebem durante o dia. O acesso à internet aumentou na pandemia e com a escalada de novas tecnologias como o 5G, a quantidade de informações produzida no mundo deve crescer em um ritmo alucinante. A saúde mental deve ser algo que todo profissional de marketing deve ter atenção. Fazer terapia nesse contexto é essencial para todos.

Veja como planejar e aplicar essas tendencias no seu negócio para ficar mais preparados para 2021.

Rapha Falcão

Dicas Digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *